Guia San Luis Potosí: Hotel Museo Palácio San Agustin.


(post NAO patrocinado!)


Quem nunca pensou em conhecer um Palácio?

E quando falamos em ¨Palácio¨ já associamos a alguma paisagem do continente europeu nao é? Pois eu que sou uma ¨garota¨de sorte moro numa cidade que tem um Palácio. Ou melhor , um Hotel Museu Palácio. E nem precisei escovar o cabelo e vestir um roupa chique pra ir! Fui de tenis mesmo, e a pé... rs





O Hotel Museu Palácio San Agustin fica no centro histórico de San Luis Potosí. É um hotel chiquérrimo e vamos combinar que nao é pra qualquer bolso, as diárias variam de $5500 a 6600 pesos! Isso é muito mais caro que qualquer resort all inclused no Caribe (quem sabe um dia tenho cacife pra isso...). Mas pra tudo nessa vida existe uma solucao, entao, fui de um jeito mais minha cara atual: tomar um café da manha e fazer o tour pelo hotel (sim, é possível!).





Quem me acompanha sabe que quando nos mudamos pra cá, no primeiro dia do amor e da amizade meu marido (instruído pela maravilhosa secretária) me levou num jantar lá.


Mas eu nao tinha feito o tour especial, foi como se fosse a primeira vez de novo. Vou contar um pouco da história do Palácio pra voces:




Conta a história que no século XVIII , os monges agustinos levantaram esse palácio sobre uma antiga mansao que ficava estratégicamente localizada na rota da procissao da cidade, em um caminho que interligava as principais pracas e edifícios religiosos de San Luis Potosí. Esta propriedade, antes habitada por vários figuroes da sociedade da época, foi doada aos monges, muito conhecidos por construírem obras luxuosas na ¨Nova Espanha¨ (antigo México). Uma das maravilhas arquitetonicas do casarao é a escada circular, pela qual os monges chegavam ao último andar do edifício, para suas oracoes. (diz a lenda que a escada tem o próposito de facilitar e embelezar a entrada celestial!)



Notem a pintura do teto, remetendo a um céu.



Depois que muitos anos se passaram , o edifício sofreu a acao do tempo, e foi comprado e restaurado por um grupo hoteleiro, em 2004. Foi contratada uma super equipe de historiadores, restauradores, arquitetos e artistas para uma missao: recuperar a atmosfera colonial de SLP. Um fato interessante que fiquei sabendo no tour, é que foram trazidos da Franca, 4 containers com 700 pecas (entre móveis, objetos de decoracao e quadros, todos catalogados e certificados!)






Entre todos esses móveis e decor, se voce fecha o olho, rapidamente se transporta a Belle Époque. Eu fui tao ousada nisso que até tive a audácia em me sentar em um dos pianos de cauda e lembrar que sei tocar piano! (faziam anos que eu nao tocava!).





O hotel boutique conta com 20 suítes, cada uma delas decorada de modo particular.





Os corredores, escadas, saloes, os terracos, a biblioteca, a capela ... Tudo com sua história e particularidade.







E o mais incrível de tudo: o hotel possui pocos que se voce observar, ve a água cristalina correndo abaixo ....






eeeeeee....TÚNEIS! Fascinante! 


Adega subterranea no caminho pros túneis.


Sao túneis que o meu guia, Don Ramón, me explicou que liga o Pálacio as principais igrejas da cidade! (Eu jantei nessa parte subterranea da primeira vez que visitei o hotel!). Passeamos por uma parte dos túneis e este nos levou a um salao do outro lado da rua, onde eu me espantei com tamanha beleza do salao de festas!

O Salao decorado em tons de azul atualmente sedia os maiores eventos da sociedade potosina! É um sonho! De festas de 15 anos a casamentos.  O lugar contrasta a pedra com um tom de azul  que sou apaixonada.











FORAM QUASE 2 HORAS DE TOUR.

Don Ramon é um fofo, e depois voce da a gorjeta que julgar merecida a ele. Eu e Flor pagamos $250 pesos, foi a maior que dei na história desse país.....rs


Ah! Quase esqueci de contar que ¨desayunamos¨ antes de tudo isso, no terraco, chique de doer! Com uma vista privilegiada da cidade, que nos presenteou com as cores dos jacarandás na primavera. E tudo isso por menos de 200 pesos por pessoa.












Foi um dia especial.
(Tem muitos vídeos que fiz, nos stories do meu Instagram fixos, com o título ¨Palácio San Agustin¨)


PALÁCIO SAN AGUSTIN
GALEANA ESQUINA 5 DE MAYO
CENTRO HISTÓRICO
TEL 52 444 144 1900





Share:

0 comentários